sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Desenho de Aylton Thomaz


Este é um dos mais famosos e comentados desenhos de Aylton Thomaz. A bela ilustração ficou conhecida graças aos volumes da obra de Jayme Cortez que editou preciosa coleção sobre ilustração. Aylton Thomaz retratou com perfeição e detalhes impressionantes uma cena típica de uma das muitas comunidades cariocas. Está tudo aí, os guris soltando pipa, as lavadeiras, cães e gatos de rua, a birosca, os camelôs, os músicos, a igrejinha no alto no morro, e até uma tenda espírita. Uma referência para qualquer desenhista dos dias atuais.

2 comentários:

Nei Lima disse...

MARAVILHA, MÔ AMIGUIM!
Infelizmenrte é assim que somos tratados por um país que promove somente aquilo que é interessante ao mundo político. Vide os nossos atletas que ainda dependem da boa vontade de empresas para poderem viajar representando um país que tá nem aí pra eles. Quantos atletas perderam a oportunidade de crescer por falta de um incentivo financeiro e há aqueles que vão viver em oiutro país por que as condições são bem melhores...
VIVA O AYLTON THOMAS!!!

Thay Souza disse...

Oi, meu anjo... td bom??? Então, já que pediu comentários técnicos sobre seus textos, vou começar com esse pequenino aqui. Tenho duas ressalvas a fazer sobre ele.

Primeiramente, acho que seria mais adequado que não houvesse a repetição da palavra "ilustração". Esse tipo de recurso empobrece o texto, ainda mais quando a extensão dele é como a desse aí apresentado.

Em segundo plano, chamo a atenção do trecho "Está tudo aí, os guris soltando pipa, as lavadeiras, cães e gatos de rua..." Acho que seria bem interessante fazer uso de dois pontos nessa parte, já que estava a fazer uma enumeração dos elementos que aparecem na imagem. Então, segundo a minha sugestão, ficaria "Está tudo aí: os guris soltando pipa, as lavadeiras, cães e gatos de rua..."

Bom, fico por aqui.

Um super beijo! ;****