sexta-feira, 27 de março de 2009

Mestre DaCosta


DaCosta, artista atuante da minha querida Baixada Santista é o homenageado do 17º Salão Universitário de Humor de Piracicaba– UNIMEP. O belo cartaz traz um desenho de sua autoria. Mais DaCosta no blog: http://jardimdacosta.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais encontros na expo da ABI...




Nas fotos acima, Lan e Ivan de Souza, filho do cartunista Henfil , o grande homenageado da noite. Na outra imagem, André Brown e eu.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Adail e Veríssimo na exposição da ABI


Veríssimo autografando o catálogo da exposição para o caricaturista Adail.

quarta-feira, 18 de março de 2009

ABI... etc, etc, etc





Nas fotos acima, Chico Caruso, André Brown e Ykenga.

Mais Fotos da exposição da ABI





Nas fotos acima Ray Costa, Nei Lima e Nani.

Marguerita!!!


Na foto o consagrado ilustrador Romero Cavalcanti e o cartunista André Brown posam ao lado do desenho da Marguerita Fahrer .

Fotos da Exposição da ABI





Nas fotos acima, João, artista de apenas 12 anos; o veterano Jaguar, e o Izidro.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cartunistas nos 100 anos da ABI... A lista final


Para encerrar as homenagens do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa, acontece no Espaço Cultural da Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, às 19 horas), uma das mais interessantes exposições de humor gráfico dos últimos tempos. São 53 artistas de gerações e estilos bastante diferentes que mostram influências de todos os movimentos do nosso desenho. São caricaturas, cartuns, charges e histórias em quadrinhos finalizados em técnicas diversas, inclusive as digitais.
Participam da exposição os seguintes desenhistas:
Adail, Airon, Aliedo, Alviño, Amorim, André Brown, Arionauro, Aroeira, Bruno Drummond, Cau Gomez, Cavalcante, Chico Caruso, Chiquinha, Claudius, Cruz, Dálcio, Daniel Mendes, Deivid, Edgar Vasques, Eduardo Caldari, Gilmar, Guidacci, Guto, Hemetério, Izidro, Jaguar, J.Bosco, João, Lailson, Lan, Lor, Loredano, Marcelo Monteiro, Marguerita, Mariano, Marta Strauch, Maurício Veneza, Nani, Nei Lima, Ota, Pablo Carranza, Paulo Caruso, Quinho, Ray Costa, Santiago, Soud, Spacca, Trimano, Ucha, Veríssimo, Ykenga, Zé Roberto e Ziraldo.

O desenho acima representa o Pequeno Jornaleiro, escultura criada pelo caricaturista Fritz. A peça encontra-se hoje entre as ruas Sete de Setembro e Avenida Rio Branco, no Rio Centro do Rio de Janeiro.

Instituto Henfil


Aconteceu na ABI, no dia 13 de março, o ato de fundação do Instituto Henfil. O intuito do projeto é desenvolver idéias que possam manter organizado o belo acervo de Ivan de Souza, filho do famoso cartunista criador da Graúna, assim como apresentar às novas gerações o inconfundível traço do Henfil, aproveitando seus desenhos em campanhas de saúde e atividades de consciência social.
O Instituto tem como conselheiros algumas das figuras mais significativas da história recente da nossa cultura. Dentre esses nomes, estiveram presentes na abertura dos eventos Tarik de Souza, João Bosco, Jofre Rodrigues, Wagner Tiso e Maurício Azêdo. O ator Marcello Escorel foi o responsável pela leitura dos textos e apresentação dos conselheiros.

Na foto Ivan, Marcello Escorel e eu.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Exposição do Romero Cavalcanti


É hoje, às 18 horas, na Galeria Versailles. Todos lá! Nas próximas postagens, eu incluo as fotos do evento, e alguns comentários.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Instituto Henfil


Recebemos do Ivan de Souza, filho do cartunista Henfil, a mensagem abaixo:

No próximo dia 12 de março de 2009 às 19 horas acontecerá o ato de fundação do Instituto Henfil, na sede da ABI no Rio de Janeiro. O Instituto Henfil terá como objetivo preservar a obra e a imagem do Henfil, organizando eventos culturais, além de apoiar e organizar projetos sociais, educacionais, ecológicos e de saúde, envolvendo assuntos como doação de sangue, hemofilia e AIDS.
Este é um projeto que, tento realizar ha muito tempo, e que finalmente se torna realidade. Como único filho do Henfil, venho batalhando para manter viva a memória do meu pai, apresentando sua obra às novas gerações e participando, através de seus desenhos, de campanhas, e atividades sociais. Com o Instituto Henfil espero poder cada vez mais contribuir, utilizando sua obra e sua imagem da maneira que ele sempre usou, além de poder preservar sua obra da maneira que ela merece.
O Conselho do Instituto Henfil será formado por alguns amigos de Henfil. São eles: Ziraldo, Zuenir Ventura, Sergio Cabral, Eduardo Suplicy, Paulo Betti, Mauricio Azedo, Aldir Blanc, Wagner Tiso, João Bosco, Tarik de Souza, Chico Caruso, Joffre Rodrigues, Marcio Braga, Artur Xexeo e Ricardo Gontijo.
O instituto ainda não tem sede, que será providenciada após sua fundação, local aonde será feito o primeiro projeto do Instituto Henfil, a catalogação de sua obra, que ficará disponível para consulta do público.
Convido a todos a participar do lançamento, onde será feita uma homenagem, nesse ano que ele teria completado 65 anos, além de uma pequena exposição com alguns de seus principais trabalhos, e um vídeo com depoimentos e imagens.


“Morro mas meu desenho fica”
Henfil
Contato e informações:
Ivan Cosenza de Souza
institutohenfil@gmail.com