domingo, 28 de março de 2010

Mensagem do ilustrador Salmo Dansa

Estou vivendo uma situação muito difícil e resolvi pedir ajuda ou uma sugestão para um problema que até agora não vejo saída.
Durante o ano de 2009, tive meu trabalho selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ para participar da Bienal de Ilustrações de Bratislava – BIB 2009. Enviei 5 ilustrações e um exemplar do livro selecionado para Bratislava pelo Correio (ECT) e após a exposição, as ilustrações retornaram ao Brasil pela transportadora DHL.
O problema começou quando no dia 12/02/2010 o entregador da DHL que trazia minha remessa me informou que eu teria que pagar a importância de R$3.288,79 correspondentes ao valor pago pela empresa à Receita Federal para liberação das minhas ilustrações pela Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e como não paguei, não pude receber meus trabalhos de volta. Por telefone e email tive a informação de que se eu não pagar a multa até o dia 21/04/2010 a DHL irá destruir a remessa por considerá-la abandonada pelo destinatário.
Na Receita Federal do Rio de Janeiro me orientaram a fazer um RECURSO DE OFÍCIO para tentar reverter a decisão da multa. Entretanto, os próprios funcionários da Receita não acreditam que haja tempo hábil para evitar que a remessa seja destruída nem que poderei ser ressarcido do valor da multa. A Receita afirma que meu problema agora é com a DHL que é quem está retendo minhas ilustrações e entende que, se a multa foi paga é porque o pagante reconheceu o débito sendo assim irreversível.
Em janeiro deste ano a empresa DHL cobrou multa da ilustradora Thaís Linhares por motivos semelhantes e se nega a mostrar a documentação emitida pela Receita Federal para o pagamento da multa no momento da liberação da minha remessa. Diante da proximidade do prazo final imposto pela empresa sinto-me impotente e ameaçado de perder uma parte importante de minha obra. Fui selecionado para representar meu país em um evento internacional e agora estou sendo ameaçado por uma empresa multinacional. Como reverter esse equívoco?
Agradeço a atenção de todos.
Salmo Dansa (www.dansa.com.br)

Nenhum comentário: