quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IV Semana de Quadrinhos da UFRJ

Acompanhei de perto a programação da IV Semana de Quadrinhos da UFRJ, que aconteceu entre os dias 27 de setembro a 1° de outubro. A abertura, realizada no auditório da EBA – Escola de Belas Artes, no Fundão, promoveu o encontro entre três dos nossos mais talentosos desenhistas da nova geração, André Dahmer, Bruno Drummond e Clara Gomes, todos ex-alunos da EBA. O trio contou experiências de suas carreiras e respondeu perguntas do público que lotou o auditório. Os três atuam no jornal O Globo, Bruno Drummond é o autor da famosa série Gente Fina, que circula todos os domingos na Revista O Globo; Clara Gomes e André Dahmer assinam, respectivamente, as tirinhas Bichinhos de Jardim e A Cabeça é uma ilha. Não desmerecendo os debates que aconteceram posteriormente, este primeiro encontro foi o ponto alto do evento, e nos deu a oportunidade de ver um inspirado André Dahmer, sem papas na língua e sem medo de assumir suas posições sobre nosso mercado editorial e cultural. O debate foi mediado pelo professor Henrique César, da EBA, e contou com a presença de surpreendente público que lotou o auditório.

No dia 28 de setembro, aconteceu o segundo encontro, que foi realizado no Sesc de Madureira. Este foi o único que não pude comparecer, e apresentou o debate “Web Comics: quadrinhos em outro formato”, com Ana Recalde e Tiago Lacerda (que não é o ator global). Hamilton Kabuna mediou o encontro. Durante a tarde, o grupo Quadrinize ofereceu uma oficina de roteiro.

No terceiro dia, 29 de setembro, Renato Lima, premiado editor da revista Mosh, esteve à frente de uma bem frequentada oficina de fanzines, quando o ótimo desenhista deu show de conhecimento sobre quadrinhos alternativos. No final da tarde, debateram o tema “Quadrinhos em sala de aula” os professores/desenhistas André Brown e Carlos Hollanda, provando que a educação precisa de fato descobrir as histórias em quadrinhos o quanto antes. Desta vez, o debate foi comandado pela jovem Gabrielle Domingues.

No dia 30 de setembro, ainda no Sesc de Madureira, André Brown esteve de volta para ministrar uma oficina de Humor Gráfico e também para debater comigo e Cláudio Bernard o tema “O mercado da ilustração ontem e hoje”. Neste encontro o mediador foi o cartunista Diego Novaes (http://diegonovaes.blogspot.com), que atuou como coordenador e produtor do evento.

O encerramento da IV Semana de Quadrinhos da UFRJ aconteceu na Escola de Comunicação – ECO, na Avenida Pasteur, e contou com a presença de alguns dos nossos maiores estudiosos sobre humor gráfico e quadrinhos. Para debater “100 Anos sem Angelo Agostini”, Lúcio Muruci, Pedro de Luna e Carlos Patati deram mostras de total conhecimento sobre a trajetória de Angelo Agostini, um dos maiores expoentes da nossa imprensa, e sobre as linguagens pioneiras da arte sequencial no Brasil. A surpresa ficou por conta dos organizadores que homenagearam o pesquisador Athos Eischler Cardoso, autor do livro As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora, com um troféu representando a marca do evento. A mediação ficou a cargo do professor Octávio Aragão, da ECO.

Importante ressaltar que, apesar das dificuldades típicas que aconteceram durante a realização do evento, a IV Semana de Quadrinhos da UFRJ mostra que temos quatro jovens cheios de disposição e vontade de acertar. Alunos da UFRJ, Denis Souza Melo, Hamilton Kabuna, Diego Novaes e Gabrielle Domingues, mostraram competência e, principalmente, paixão pelo projeto. O resultado de tudo que aconteceu pode ser visto nos vídeos que estão no blog http://semanadequadrinhosdaufrj.blogspot.com. Não deixem de ver! Os debates foram muito bons e os temas são atualíssimos.

Bruno Drumond, Henrique César, Clara Gomes, Diego Novaes e André Dahmer
Carlos Hollanda, Gabrielle Domingues e Andre Brown
Cláudio Bernard e Ze Roberto
Diego Novaes e Andre Brown
Carlos Patati, Lucio Muruci, Pedro de Luna e Athos Eischler
Athos Eischler recebe do professor Octavio Aragão merecida homenagem

3 comentários:

Rose Araujo disse...

Oi, Zé!
Vc sempre prestigiando o quadrinho nacional. Parabéns!

bjs
:)

Zé Marx disse...

Você nos trazendo uma bela cobertura.

Abraços,
Maxsuel Siqueira

Nei Lima disse...

Que pena eu não poder ir a esse evento... Mas sei que você, com sua competência nos representou muito que bem!
As fotos registrando o evento estão como sempre, porreta!

Cadê o mestre Trimano?

Abração e PARABÉNS, mô amiguim!