sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quadrinhos na ABL

Ontem, quinta-feira, dia 28, aconteceu o ótimo debate sobre quadrinhos, dentro da série Brasil, Brasis da Academia Brasileira de Letras. A mesa foi composta pelo jornalista Ricky Goodwin, o cartunista Lailson, os acadêmicos Marcos Vilaça e Luiz Paulo Horta, além do chargista Chico Caruso e do pesquisador Paulo Maffia. Cada debatedor mostrou ao público que lotou o auditório da ABL seus conhecimentos sobre o assunto citando importantes artistas que ajudaram no desenvolvimento das Histórias em Quadrinhos no mundo. Laílson praticamente deu uma aula sobre a trajetória das HQs, situando o espectador desde as primeiras manifestações dessa cultura também chamada de arte sequencial. Chico Caruso, que confessou não ter direcionado seu trabalho para as Histórias em Quadrinhos por pura preguiça de ter que desenhar cenários e personagens em perspectiva, não perdeu a oportunidade para contar piadas e cantar algumas de suas paródias. Já Paulo Maffia, que atua na Editora Abril, contou detalhes sobre o Zé Carioca e seu mais bem sucedido desenhista, Renato Canini. A Academia Brasileira de Letras acertou em cheio na escolha do tema e de seus debatedores, que proporcionaram a todos os presentes um evento bastante valioso.
Estiveram presentes ajudando a lotar o auditório os desenhistas André Brown, Claudius, Deborah Trindade, Guidacci, Mig e Ziraldo.
Além da palestra, uma miniexposição com dez feras da HQ nacional foi montada no hall da casa criada por Machado de Assis.


Guidacci e Lailson

Ricky Goodwin


Chico Caruso observado por Paulo Maffia

2 comentários:

Nei Lima disse...

Belo registro, mô amiguim!
Pena eu não poder estar por lá também!

Abração!

Unknown disse...

Realmente, uma viagem pela história dos HQs. O Laílson de Holanda de um banho de conhecimento. Sabe aquelas curiosidades que fazem a diferença para o aprofundamento de um assunto? Aquelas que encantam e o fazem sentir íntimo e amante dele? Pois é. Foi assim. A presença de alunos de duas escolas públicas vidrados no mundo dos Quadrinhos atestou a qualidade do evento. Parabéns à ABL e aos palestrantes de nível incontestável. Foi memorável!