segunda-feira, 9 de julho de 2012

Em São Paulo, cartunista Maringoni é candidato a vereador



Não me lembro se alguma vez nós desenhistas tivemos algum colega eleito para qualquer cargo político. Se não me falha a memória, apenas o Ota tentou uma vez se eleger vereador no Rio de Janeiro, em 1988, mas o ex-editor da revista Mad não chegou lá.
Atualmente em São Paulo, o cartunista e jornalista Maringoni está lançando sua candidatura pelo PSOL. O evento acontece no próximo sábado, dia 14 de julho, às 14 horas, no Salão Azul do Sindicato dos Bancários (Rua Bento, 413, edifício Martinelli).
No material de divulgação do candidato consta uma lista de pessoas ilustres que apóiam Maringoni nesta eleição. Entre os nomes, além de jornalistas, pesquisadores e professores, encontrei os nomes dos consagrados desenhistas Laerte e Orlando Pedroso, que são ótimas referências para quem ainda não conhece a trajetória de Maringoni.
Eu não costumo usar meu blog para fazer campanha a favor de ninguém, especialmente quando se trata de política partidária, mas entendo que esse caso merece atenção especial. Afinal, desde que comecei a postar por aqui, meu compromisso sempre foi divulgar as ações dos desenhistas brasileiros. E eu entendo que nossos desenhistas também têm o direito de ocupar cargos como os de vereador, deputado, ministro, secretário ou seja lá o que for.
Acho que todos nós estamos cansados da mesmice que assola os meios políticos nacionais, e os últimos fatos envolvendo a Zetti, em Piracicaba, e o cartunista Edra, em Caratinga, nos mostra que não temos representatividade alguma nesse meio viciado e corrupto.
Quem sabe a candidatura de Maringoni sirva como um pontapé inicial e incentive outros colegas atuantes a se candidatarem e, quem sabe, mudar os rumos da cultura e da comunicação brasileira.
Infelizmente, não detenho domicílio eletoral em São Paulo – eu voto no Rio de Janeiro, e por aqui está complicado para escolher algum nome que valha à pena – mas se eu votasse por lá, com certeza daria créditos ao colega Maringoni.



Nenhum comentário: