segunda-feira, 4 de março de 2013

Recado da cartunista Pryscila Vieira

Ah, Israel... mas que porra é essa?!
Está cada vez mais perigoso ser cartunista. Em 2007 o líder da Al Qaeda ofereceu uma recompensa de US$ 100.000 para quem "degolasse como um cordeiro" o chargista sueco Lars Vilks que desenhou Maomé.
Em 2011, o cartunista antirregime Ali Ferzat foi sequestrado e teve as duas mãos quebradas a pauladas, para que jamais desenhasse sobre a liberdade em seu país, a Síria.
E agora mesmo, o cartunista palestino Mohammad Sabana está preso por "autoridades" israelenses sem acesso a um advogado ou comunicação com familiares, uma situação que pode continuar indefinidamente. De acordo com o Conselho Internacional de Direitos Humanos, "as forças de segurança israelenses recusam-se a revelar detalhes sobre o paradeiro do cartunista. Ele também está correndo sério risco de sofrer tortura e maus-tratos."
Sabana é cartunista político do jornal Palestino Al-Hayat al-Jadida. Seus cartoons versam sobre a situação dos direitos políticos e humanos da região, muitas vezes criticando a detenção israelense de palestinos. Coincidência? ...
A razão para a prisão Sabana não é lá muito clara. Mas dizem que é possível que ele tenha sido preso por "prestação de serviços não especificados a organizações hostis". Ou seja, ele apenas fez seu trabalho: pensou, desenhou e provocou reflexão sobre o óbvio ululante em seus leitores.
TODOS condenam essa atitude de Israel. E nem preciso dizer: eu também.

Pryscila Vieira

Nenhum comentário: