sábado, 30 de novembro de 2013

Guidacci no Museu da República 2

No Brasil, onde a obra do Mestre Aleijadinho fica exposta ao ar livre, sofrendo ação do vento, da chuva, sol, poeira e cocô de passarinho, nada mais me surpreende.
Ontem, sábado, estive no Museu da República para ver 12 pinturas do ótimo caricaturista e pintor Jorge Guidacci. As obras são de beleza e qualidade extremas, mas confesso que não achei legal ver trabalhos tão lindos expostos nos "jardins" do museu (as aspas são pelo equívoco de chamar de jardim um caminho separado por gramados sem qualquer tipo de ornamento que justifiquem batizar aquilo como tal).
A meu ver, artistas como Guidacci, Hermé, Adail, Lan, Benício, Shimamoto, Marcelo Monteiro, Mariano, entre outros, merecem galerias em espaços nobres, com suas obras protegidas e expostas como arte de primeira grandeza e não como alguma coisa alternativa e descartável.
Cheguei ao museu por volta das 15:h para poder fotografar com uma luz mais favorável. Nas duas horas que fiquei próximo das peças, apenas algumas crianças realmente se interessaram em ver com alguma atenção as pinturas, especialmente a de Noel Rosa. Cheguei a ver uma jovem mãe apressando sua filha que tentou parar em frente ao painel. É triste ver trabalhos tão maravilhosos expostos à indiferença das pessoas que passam pelo local. 
Bom, mas como aqui o espaço é para mostrar as artes de nossos desenhistas, então vamos a 3 dos belíssimos trabalhos do Guidacci que estão no Museu da República, no Catete.

Monteiro Lobato

Noel Rosa

Fernando Pessoa

Nenhum comentário: