quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mulheres desenhistas / Jornal de Letras nº 179

Edição da coluna Desenharte, Jornal de Letras, nº 179, de julho de 2013, com texto escrito por ocasião da exposição "Ela por Elas - Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras".


Mulheres desenhistas
Quando em julho de 1909 a revista Fon-Fon! publicou uma caricatura da artista francesa Réjane, os editores estavam fazendo História mesmo sem saber. Era o início da trajetória de uma mulher como caricaturista na imprensa brasileira. A desenhista era Nair de Teffé, que assinava seus desenhos como Rian (Nair ao contrário), considerada por todos os historiadores como a primeira mulher a publicar uma caricatura no mundo
Com o passar dos anos, outras desenhistas surgiram, vieram Yolanda, Arteobela, Irene, Hilde e, num passado mais recente, Marguerita, Ciça e Mariza, entre outras talentosas artistas. Hoje, apesar de ainda serem minoria, muitas mulheres desenvolvem ótimos trabalhos como cartunistas, desenhistas de histórias em quadrinhos e ilustradoras, especialmente na literatura infantojuvenil onde a presença feminina é cada vez mais consistente.
Para comemorar o aniversário de 2 anos da Sala de Cultura Leila Diniz, foi inaugurada no dia 3 de julho uma exposição em homenagem à atriz que empresta seu nome ao belo espaço, reunindo algumas das desenhistas brasileiras mais atuantes, entre elas cartunistas, ilustradoras, caricaturistas e artistas plásticas de diversas gerações, algumas veteranas e outras extremamente jovens que sequer conheceram Leila Diniz e nem viveram os tristes tempos de ditadura e censura que ela tanto combateu.
A exposição “Ela por elas – Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras” é uma coletiva com obras criadas exclusivamente para a ocasião, sendo, portanto, todas inéditas. O resultado é uma interessante coleção de desenhos, pinturas e esculturas que retratam a figura bem humorada de Leila Diniz e seu espírito libertador.
A exposição conta com obras das artistas Ana Cristina Maciel, Camilla Sanpe, Carla Guidacci, Claudia Kfouri, Claudia Mendes, Cristina Carnelós, Fani Loss, Fernanda Ambrosio, Jacqueline Ventilari, Kamilla Pavão, Laíssa Gamarro, Lili Detoni, Liliana Ostrovsky, Lorena Kaz, Luiza Caetano, Márcia d’Haese, Marcia Mendes, Marguerita, Maria Rita, Monica Fuchshuber, Nat Forcat, Nice Lopes, Patricia Brasil, Regina André, Rose Araujo, Shirlei Fontoura, Thais Linhares, Verônica Saiki e Yara Souza.
A mostra estará à disposição do público até o dia 31 de julho. A Sala de Cultura Leila Diniz fica na Rua Heitor Carrilho, 81, Centro – Niterói. Informações: 2727-5299.

. . .

Agora imagine se Nair de Teffé nunca tivesse saído da bainha das calças de seu pai, o Almirante Barão de Teffé; ou se Chiquinha Gonzaga não tivesse dado um pontapé no traseiro de um marido escolhido por seus pais, e se Leila Diniz não tivesse literalmente conjugado todos os verbos a favor da liberdade de expressão e, principalmente, de escolhas. Especialmente você mulher, que está agora lendo o Jornal de Letras, estaria até hoje aguardando seus pais escolherem um marido para constituir família, criar meia-dúzia de filhos, cozinhar e lavar trouxas de roupas. Possivelmente não poderia eleger os políticos de sua preferência e nem escolher sua profissão. Portanto, esta exposição é uma homenagem à Leila Diniz e às nossas desenhistas, mas é extensiva a todas as mulheres brasileiras ávidas por conquistas e igualdade de condições.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Exposição da artista Nice Lopes

Para os amigos que estão em São Paulo, no próximo sábado, dia 27 de julho, a partir das 14h, a ótima artista Nice Lopes estará na Casa Mistura Fina, Vila Madalena, com a exposição "Le Monde Ilustré de Nice". Prestigiem!
 

domingo, 14 de julho de 2013

Exposição "Mulheres, Monstros e Malabares", de Ana Cristina Maciel



Depoimento da artista Ana Cristina Maciel sobre sua carreira e as exposições mais recentes, especialmente sobre a mostra individual "Mulheres, Monstros e Malabares", que está na Casa de Cultura de Piraí até o dia 31 de julho.
A Casa de Cultura fica na rua Comendador Sá, Centro de Piraí.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ana Cristina Maciel: "Uma festa para os olhos!"


A artista Ana Cristina Maciel inaugura hoje a exposição "Mulheres, Monstro e Malabares", na Casa de Cultura de Piraí.
Conheci Ana Cristina Maciel nas redes sociais, gostei tanto dos trabalhos da artista que a convidei para participar da exposição "Ela por Elas", na Sala de Cultura Leila Diniz.
Para quem estiver no município de Piraí, vale conhecer de perto a obra da artista.
Deixo abaixo o texto divulgado pelo site da prefeitura de Piraí.

A Casa de Cultura de Piraí abre na próxima quinta-feira, 11 de julho, às 19 horas, a quinta exposição da temporada de 2013. A mostra, intitulada Mulheres, Monstro e Malabares e com trabalhos da artista Ana Cristina Maciel, é composta de pinturas, desenhos e esculturas em papel machê e ficará aberta à visitação, gratuita, até o dia 31. De segunda a sexta, das 9h às 16h30 e sábado e domingo, das 10h às 14h.
Coordenador da Casa de Cultura de Piraí e organizador da mostra, Hudson Vale destaca, no trabalho de Ana Cristina, a singularidade onírica com que ela reinventa o mundo:
“Ana Cristina é artista, arteira e jovem adulta. Seus temas são recorrentes e perpassam pelas vivências gravadas em sua trajetória, em que princesas, malabares e monstros se misturam numa ode à vida. Podemos apontar uma proximidade de sua obra com os seus contemporâneos Os Gêmeose, a consagrada Niki de Saint Phalle e a naif-pop”, explica o coordenador.
O designer e ilustrador Morandini classifica o trabalho de Ana Cristina como uma grande festa para os olhos.
“O trabalho de Ana Cristina é daqueles momentos deliciosos, em que a alegria se encontra com as cores e com as formas, resultando numa grande festa para os olhos e para o coração da gente.”
Ana Cristina Maciel nasceu em São Paulo, onde viveu até os 16 anos. Mudou-se para Minas Gerais, de onde se transferiu, há 3 anos, para Piraí. Pedagoga, especialista em ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, está concluindo pós-graduação em Ciência da Arte e Cultura na Saúde, na Fiocruz.
Ela se considera artista autodidata, que segue uma tendência de valorização e resgate da cultura popular brasileira em suas esculturas, desenhos e pinturas.
“Minha constante inspiração é a diversidade cultural do nosso país”, diz Ana Cristina, que tem profunda admiração pelos irmãos grafiteiros Os Gêmeos, os brasileiros Lasar Segal e Cândido Portinari, os franceses Matisse e Manet, a franco-americana Niki de Saint Phale e o italiano Modigliani, entre outros.
A artista participou da equipe que produziu os painéis do mosaico das estações do teleférico do Complexo do Alemão e, como educadora de arte, ministra oficinas de papel machê em projetos sócias do CAPS do Rio de Janeiro